V Inovagri International Meeting

De 30 de outubro a 01 de novembro de 2019, a comunidade científica reuniu-se em Fortaleza no V INOVAGRI INTERNATIONAL MEETING, para discutir irrigação, salinidade e recursos hídricos. A quinta edição do evento foi realizada em conjunto com o XXVIII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (CONIRD) e o I SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE SALINIDADE.

Foram abordados durante os três dias de evento assuntos referentes as novas tecnologias da irrigação com enfoques na expansão de áreas irrigadas, na engenharia da irrigação, na qualidade da água da irrigação, nos impactos da irrigação na saúde ambiental e alternativas de manejo eficiente da irrigação, como também, sobre, novos rumos da ciência para melhoria da atividade agrícola, com ênfase na transferência de tecnologia e assessoramento aos irrigantes. Os assuntos foram discutidos em 9 Mesas Redondas e 4 painéis de discussão, com um total de 36 palestrantes e 13 moderadores, sendo 15 palestrantes estrangeiros.

Também ocorreram 4 sessões de pôsteres para apresentação de 465 artigos científicos, e 19 artigos científicos apresentados na modalidade oral.

O evento congregou, além de pesquisadores nacionais e internacionais renomados, técnicos, estudantes, produtores, empresas públicas e privadas envolvidas com os temas de Engenharia da Irrigação e Drenagem Agrícola, Manejo da Irrigação, Salinidade e Recursos Hídricos.

O V INOVAGRI INTERNATIONAL MEETING, XXVIII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (CONIRD) e o I SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE SALINIDADE foi uma realização do Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada – INOVAGRI, da Universidade Federal do Ceará – UFC, da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem ABID, do Instituto Nacional do Semiárido – INSA, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade – INCTSal, da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Ceará – AEAC e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Engenharia da Irrigação – INCT-EI.

Apresentamos abaixo os anais científicos do evento e registramos nossa gratidão a todos que fizeram do V Inovagri Meeting, XXVIII CONIRD e I SLAS um sucesso.

REMOÇÃO DE ATRIBUTOS FÍSICOS E QUÍMICOS DE ESGOTO SANITÁRIO EM SISTEMAS DE ZONA DE RAÍZES (SZR) COM DIFERENTES ESPÉCIES DE PLANTAS

 
PEREIRA, R. M. (Rodrigo Moura Pereira)
SILVA, D. F. (Daniel Ferreira da Silva)
SéRVULO, A. C. O. (Ana Cláudia Oliveira Sérvulo)
SANDRI, D. (Delvio Sandri)